TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Para fortalecer logística, Governo de MS realiza obra em importante estrada de Coxim

Publicado em

Com o intuito de fortalecer a capacidade logística dos municípios, especialmente na recuperação de estradas vicinais fundamentais para o escoamento da produção agrícola, a pecuária e o ecoturismo, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul aprimora a trafegabilidade das vias.

Nesse contexto, a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), autarquia vinculada à Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), retomou as obras de implantação de revestimento primário na Estrada da Barranqueira, situada às margens do Rio Taquari.

Com uma extensão de 61,9 quilômetros, esta via vital para a região está passando por um processo significativo de melhoria, o que beneficiará diretamente os moradores da zona rural de Coxim.

Além de promover melhores condições de tráfego, a obra contribuirá para o desenvolvimento econômico e social da região, que é conhecida por sua vasta oferta de pesqueiros, pontos turísticos e propriedades rurais.

Para garantir a eficiência e celeridade na execução, a obra foi dividida em dois lotes. O primeiro, com um investimento superior a R$ 16,5 milhões, abrange 27,2 quilômetros, estendendo-se da região do Cristo Redentor do Pantanal até o km 27,2 da rodovia. Atualmente, o progresso deste trecho atinge 30% de conclusão. Já o segundo lote, contemplado com recursos de R$ 19,6 milhões, compreende 34,758 quilômetros, iniciando no km 27,2 e se estendendo até a Fazenda Aldeia. Neste trecho, restam apenas 2,5 quilômetros para a conclusão total da obra, que já alcançou expressivos 93% de execução contratual.

“A divisão da obra em dois lotes é uma estratégia para garantir agilidade e eficiência, refletindo o compromisso do Governo estadual em proporcionar infraestrutura de qualidade e promover o desenvolvimento sustentável em Coxim e suas redondezas”, afirmou o secretário da Seilog, Hélio Peluffo.

Luciana Bomfim, Comunicação Seilog/Agesul
Fotos: Agesul

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Últimos dias da campanha movimentam servidores e parceiros para aquecer população de MS

Published

on

By

Servidores engajados e fortalecimento de parcerias que levam bem-estar e desenvolvimento à população de MS foram destaques no segundo dia de entregas da campanha “Seu Abraço Aquece”, nesta terça-feira (21).

Pela manhã, a madrinha da campanha, Mônica Riedel, o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, e os secretários-adjuntos da SAD, Segov e Casa Civil, Roberto Gurgel, Ana Nardes e Daynler Leonel, receberam, na Casa Civil, os representantes da empresa Eldorado Brasil que fizeram a doação de 2.800 cobertores para a campanha.

Élcio Trajano Júnior, diretor de Recursos Humanos, Sustentabilidade e Comunicação da empresa, esteve na entrega acompanhado do gerente de sustentabilidade Fábio de Paula, e falou sobre a importância da campanha dos servidores públicos estaduais.

“Esse é o quarto ano consecutivo que a Eldorado Brasil participa da campanha e estamos muito felizes em poder contribuir. Nós acreditamos muito na força de ajudar pessoas, acreditamos muito no Estado de Mato Grosso do Sul. Nós temos uma força grande na empresa que é o programa de voluntariado, por isso reconhecemos o poder de engajar pessoas, como a campanha dos servidores está demonstrando também. A Eldorado se preocupa em fortalecer a economia local, por isso adquirimos os cobertores de uma indústria de Três Lagoas. Quando fazemos o bem às pessoas estamos fazendo com que todo mundo cresça”, afirmou Trajano.

Em seguida, foi a vez de receber as doações do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, mais um parceiro na realização da campanha que vai aquecer a população mais vulnerável de nosso Estado.

No período da tarde, os servidores da Controladoria-Geral do Estado, da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead) e da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) mostraram também grande mobilização com a entrega de toneladas de roupas, agasalhos e cobertores.

“Hoje eu vi uma sacola cheia de meias entre os itens doados e, quem doou talvez possa pensar que foi um gesto simples, mas essas meias vão aquecer e muito o frio de várias pessoas. E essa campanha é feita pelos servidores, então, eu, o secretário Frederico. Todos nós da SAD, que organizamos essas doações, agradecemos muito e queremos que vocês sintam-se parte da transformação da vida de milhares de sul-mato-grossenses”, afirmou o secretário-adjunto da SAD, Roberto Gurgel, durante a entrega na Sead.

Neste segundo Dia D, a primeira-dama Mônica Riedel reconhece a grande mobilização em torno do abraço que aquece o Estado.

“Estamos vendo o quão grande é a mobilização e o engajamento de nossos servidores e como essa energia, essa vontade de ajudar as pessoas que mais precisam contagia a sociedade. Como madrinha da campanha, sou muito grata a todos os servidores e também aos parceiros que se juntam a essa rede de solidariedade para doar calor e fazer o bem. Agradeço ao Élcio e ao Fábio que representaram a Eldorado Brasil hoje, nossa gratidão também ao presidente do TCE MS, Jerson Domingos, ao controlador-Geral Carlos Girão, e aos secretários Patrícia Cozzolino e Jaime Verruck”, finalizou Mônica Riedel.

Laiana Horing Nantes, Comunicação SAD
Fotos: Bruno Rezende/Secom

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Eficazes contra arremesso de celulares, telas de proteção serão expandidas em presídios de MS

Published

on

By

Medida, instalada em cinco presídios, já está sendo levada para outras unidades – entre elas a Máxima e a PED

Já implementada em cinco presídios de Mato Grosso do Sul, o telamento das muretas de proteção se mostrou uma medida eficaz para bloquear o arremesso de aparelhos de telefone celular para dentro das penitenciárias e, assim, será ampliada para mais cinco unidades da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

A confirmação de tal ação foi feita pelo diretor-presidente da agência, Rodrigo Rossi Maiorchini, durante entrevista no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, popularmente conhecida como Máxima, na tarde desta terça-feira (21). A unidade é uma das que vai receber o reforço de segurança, além do vizinho Istituto Penal.

Ali, está sendo construído o primeiro de quatro muros que serão usados como base para telas de proteção, assim como foi feito em outras penitenciárias do Estado – Naviraí, Caarapó, Bataguassu, Ivinhema e São Gabriel do Oeste. Nestes locais foi feito levantamento para comprovar a eficácia da medida através de números.

Entre as unidades onde o telamento já é realidade, a apreensão de celulares praticamente zerou, indicando assim a efetividade dessa barreira física para conter arremessos externos. Na Penitenciária de Naviraí por exemplo, um dos maiores presídios do Estado, desde 2021 que não há registro de apreensão de celulares em poder dos detentos.

“Quando você tem nos pavilhões, todo telamento do solário, você evita arremessos, que hoje é o principal meio de entrada de ilícitos”, explica Maiorchini. “São particularidades que estamos desenvolvendo que também envolvem a utilização de equipamentos de raio-x para inspeções na entrada do presídios, entre outras tecnologias”, complementa.

Na Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas, por exemplo, três dos quatro pavilhões já estão telados, tendo sido iniciada a obra no espaço restante. A medida praticamente zerou os lançamentos por drones que eram quase que diários na unidade. No Estabelecimento Penal de Amambai, onde o telamento também já está instalado, a segurança foi bastante reforçada.

No Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, na Capital, o processo começou com a construção de um dos dois muros de oito metros que darão sustentação para as telas. Outros dois muros de quatro metros serão erguidos.

Atualmente, a PED (Penitenciária Estadual de Dourados) está em processo de levantamentos para início das obras, enquanto no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, na Capital, o processo começou com a construção de um dos dois muros de oito metros que darão sustentação para as telas. Outros dois muros de quatro metros serão erguidos.

Com o trabalho da Polícia Penal nas muralhas e a intensificação da vigilância, as tentativas manuais de lançamento de ilícitos praticamente desapareceram, cedendo espaço para o uso de drones, que devido ao longo alcance torna difícil sua interceptação. A instalação das telas é uma medida justamente para coibir essa nova modalidade.

De acordo com o diretor-presidente da Agepen, o telamento e uso de outras tecnologias são necessários diante da comprovada ineficácia de equipamentos de bloqueio de sinal de celulares, devido aos vários pontos dentro do presídio onde o sinal não é bloqueado, os chamados pontos de sombras.

Além disso, existe a interferência na vizinhança e a tecnologia tornar-se obsoleta rapidamente, apesar do alto custo previsto. A Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) esclareceu que não existe contrato que prevê o funcionamento de bloqueadores nas unidades prisionais do Estado.

Combate à corrupção

Os trabalhos de enfrentamento à corrupção nas unidades da Agepen são realizados por meio da Corregedoria e suporte da GISP (Gerencia de Inteligência do sistema Penitenciário), com ações desenvolvidas também em conjunto com outros órgãos de segurança.

Ações rigorosas têm sido implementadas para identificar e punir casos de corrupção, seja através de investigações internas ou em colaboração com órgãos de controle externos. “Esse compromisso em manter a integridade e a transparência não apenas fortalece a confiança no sistema prisional, mas também contribui para a segurança”, argumentou o Maiorchini, reforçando que denúncias de casos de corrupção podem ser feitas na Ouvidoria da Agepen em um processo totalmente sigiloso.

Além disso, a administração penitenciária vem adotando providências avançadas de segurança para revistar visitantes, policiais penais e profissionais terceirizados que entram nos presídios. Entre essas, destacam-se o uso de tecnologias de raio-x para inspeções corporais e os pertences de todas essas pessoas, permitindo uma análise detalhada dos itens trazidos por visitantes e servidores, identificando qualquer objeto suspeito ou proibido que possa ser utilizado para atividades criminosas dentro da prisão.

As medidas voltadas para o combate à entrada de materiais ilícitos e para desarticular Organizações Criminosas são constantes, como a realização de inspeções e de operações pente-fino para a captura de materiais proibidos, que resultou na apreensão de 3.883 celulares entre o ano passado e o primeiro trimestre de 2024, somando interceptações de arremessos, flagrantes com visitantes ou capturas em celas.

Como forma de enfrentamento ao crime organizado, também são realizadas transferências e isolamento, de indivíduos relevantes no contexto criminal, para as unidades do Complexo da Gameleira, consideradas atualmente as de maior segurança e de rigor na rotina de disciplina no Sistema Prisional do Estado.

Keila Oliveira, Comunicação Agepen
Danielly Escher, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende
Galera 3: Divulgação/Agepen

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana