TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Estados do Centro-Oeste discutem em MS diretrizes para o tratamento penal de detentas e egressas no triênio

Publicado em

Mato Grosso do Sul sedia até a próxima sexta-feira (10) um evento promovido pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais) voltado a traçar diretrizes para o tratamento penal de mulheres encarceradas e egressas do sistema prisional em toda a região Centro-Oeste, com elaboração de planos estaduais que servirão como base para políticas e ações até 2026.

Além de profissionais da Agepen/MS (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul), que estão atuando como pontos focais, os trabalhos contam com a participação de representantes do Distrito Federal, Mato Grosso e Goiás. As discussões são acompanhadas e conduzidas pela coordenadora de Atenção às Mulheres e Grupos Vulneráveis da Senappen, Raíssa Pereira de Araújo, e sua equipe técnica.

De acordo com a coordenadora, os planos são traçados a partir de metodologias previamente definidas utilizando atores responsáveis, metas, indicadores e objetivos. “Usamos a metodologia de fazer os encontros regionais, porque nós observamos que há uma equidade de desafios entre os estados de cada região, já que eles compartilham características desse público. Na região Centro-Oeste, por exemplo, temos muito forte a questão das indígenas”, comentou, durante a abertura do encontro, nesta terça-feira (7.5), em Campo Grande.

Coordenadora Raíssa Araújo.

A partir da definição das metas e ações, explicou Raíssa, é feito um acompanhamento pela Senappen, por meio de visitas técnicas, da execução desses planos, considerando tudo o que foi apresentado na história de três anos e é gerado um ranking nacional para ver quem conseguiu atingir mais os objetivos e as metas. No último triênio, Mato Grosso do Sul foi destaque nacional na execução de ações, entre 2019-2021, conforme apontou o então Departamento Penitenciário Nacional (hoje Senappen), à época.

Na prática, o Encontro Regional sobre a Política de Atenção às Mulheres Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional objetiva mapear as principais demandas, identificar boas práticas e consolidar propostas para o aperfeiçoamento de ações e políticas públicas relacionadas ao aprisionamento feminino, além de estreitar o relacionamento entre a União e os estados participantes.

Conforme a coordenadora de Atenção às Mulheres e Grupos Vulneráveis da Senappen, a elaboração dos planos estaduais existe desde 2014, mas esta é a primeira vez que é realizada a construção in loco, reunindo os pontos focais de cada estado, de forma que seja uma elaboração conjunta. “Não adianta a gente criar um plano bonito no papel e na prática não ser possível realizá-lo. A gente precisa focar no que é mais importante”, enfatizou.

Durante a solenidade de abertura do encontro, o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, destacou que a população carcerária feminina no estado gira em torno de 1.078 apenadas, representando 6% da massa carcerária. “Grande parte delas são presas por tráficos de drogas, então precisamos nos unir enquanto instituições e buscar alternativas para criar políticas públicas que transforme o sistema cada vez menos inchado, com estrutura e fomento à atenção aos públicos de maior vulnerabilidade”, afirmou.

Representando a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) no evento, o secretário-executivo de Justiça, Rafael Garcia Ribeiro, reforçou a necessidade de diálogos constantes e integração de todos os órgãos ligados à execução penal e de justiça criminal. “É de extrema importância iniciativas como essa que aproximam a realidade regional para a criação de políticas públicas que possibilitem uma melhor aplicabilidade de forma cada vez mais efetiva”, agradeceu.

Por Mato Grosso do Sul, os trabalhos na construção do plano são coordenados pela Diretoria de Assistência Penitenciária, por meio da Divisão de Promoção Social.

A solenidade de abertura contou também com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Cidadania, Coordenadoria das Varas de Execução Penal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Conselho Nacional de Justiça, além de diretores de unidades prisionais e assistenciais da Agepen na capital e interior.

Comunicação Agepen

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

MS abre semana com 4,1 mil vagas de emprego em diferentes setores

Published

on

By

Para quem deseja uma oportunidade no mercado de trabalho, a Funtrab (Fundação do Trabalho do Mato Grosso do Sul) disponibiliza neste início da semana 4.181 vagas de emprego para diferentes setores no Estado. São opções nas áreas do comércio, serviços, construção civil, área rural e setor industrial.

Para Campo Grande são 1.677 vagas em diferentes funções. Entre elas auxiliar de linha de produção (137), auxiliar de limpeza (127), assistente de vendas (49), atendente de lanchonete (47), operador de caixa (45), pedreiro (42), carpinteiro (35) e vendedor interno (35).

Na lista ainda aparecem várias cidades com novas oportunidades, como Cassilândia (416), Chapadão (303), Bataguassu (265), Dourados (261), Sidrolândia (168), Batayporã (135), Três Lagoas (105), Aparecida do Taboado (80), Rio Brilhante (71), entre outros.

Para concorrer as vagas os interessados devem levar consigo documentos pessoais como RG, CPF e Carteira de Trabalho nas diversas unidades da Funtrab espalhadas pelo Estado.

Confira todas as vagas disponíveis

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Foto: Álvaro Rezende/Arquivo

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Segunda-feira inicia com tempo firme e temperaturas amenas no Estado

Published

on

By

A semana começa em Mato Grosso do Sul com tempo firme e temperaturas amenas no Estado. A mínima será entre 10°C e 15°C. O tempo segue estável, com sol.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS) as regiões sul, sudeste e sudoeste terão mínima de 10°C e máxima de 24°C. Na região Pantaneira vai ficar entre 15°C e 26°C.

Em Campo Grande a previsão é de mínima de 14°C e máxima de 26°C. Nas regiões norte, Leste e bolsão a variação será de 17°C e 31°C.

Durante a semana as temperaturas vão gradativamente aumentar, podendo chegar a 34°C no Estado, no entanto a partir de quinta-feira (24) vai ter mudança do tempo e uma nova frente fria vai chegar, podendo vir junto com chuvas e tempestades.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Foto: Saul Schramm/Arquivo

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana